quinta-feira, 15 de abril de 2010

POR MAIS CALÇADAS REBAIXADAS

Ontem cheguei da viagem que fiz a São Paulo. Diferente da viagem que fiz de bike, dessa vez ninguém perguntou de onde eu vinha e para onde ia, já que eu estava viajando uma viagem comum. Primeira vez na Cidade de São Paulo, fiquei com uma vontade imensa de ficar por lá mais tempo, poder andar e conhecer um pouco melhor esse lugar fascinante. Como não era uma viagem turística, foi tudo muito rápido, mas me estiquei todo para conseguir visitar o Museu de arte de São Paulo. Grande experiência, quanta riqueza artística dentro de poucos metros quadrados. A exposição retratava o período romantico nas artes plásticas, e lá estavam Rembrandt, Gauguin, Van Gogh, Picasso,Rodin, Turner, e muitos ouros mestres. Grande impressão ao ver uma estátua grega de 400 anos A.C. Grande impressão ao ficar cara a cara com um Van gogh. Tinha também um sarcófago romano de uns 200 D.C.
Faz algum tempo eu acompanho o blog apocalipse motorizado, este blog trata de questões ligadas a transporte, mobilidade humana e muita coisa relacionada a bicicleta. Nesse blog eu tinha visto algumas bicicletas todas pintadas de branco, colocadas como memorial nos locais onde acontecem acidentes fatais envolvendo ciclistas na cidade de SP. Pois bem próximo do Museu eu tive a péssima oportunidade de ver uma destas bicicletas brancas, onde provavelmente morreu um ciclista atropelado por um carro. Também vi um deficiente visual tropeçando em uma calçada (que tinha uma degrau). Não dá pra imaginar o que deve ser estar na pele de um cego numa cidade grande como aquela. A ironia é que esse tipo de calçada assassina, que possui desníveis e degraus são construídas por nós videntes, que somos cegos a ponto de não enxergar como tais construções porem em risco a vida e a dignidade de muitos. Construir calçadas niveladas e sem degraus é dever de todos, e não acrescenta custo nenhum a obra. lixeiras devem ser posicionadas próximas ao meio-fio, deixando a calçada livre para pedestres. Falta mais conscientização, e cabe ao poder público divulgar melhor tudo isso, mas cabe a nós cidadãos ter uma pouco mais de noção. Acho que devemos ter uma atitude mais ativa e quando for o caso, boicotar estabelecimentos que mostrem descaso com a dignidade humana, uma boa idéia também, é sempre que possível cobrar por tais direitos. Outro dia reclamei da falta de um bicicletário ao dono do salão onde corto o cabelo e pouco tempo depois ele acabou instalando um.

Nenhum comentário: