sábado, 31 de julho de 2010

ÚLTIMAS

Uma boa notíca. dia 11 de agosto irei para Teresina. Vou visitar uma das maiores fábricas de bicicletas da américa latina. Esse foi um bom presente de aniversário pra mim. Claro que vou contar tudo aqui, quando voltar.


Um grande achado recente foi os livros escritos pela Lygia Bojunga. Tenho pesquisado literatura para crianças, e ela é uma fonte mais que necessária. Um texto rico, muito rico. Ela prova que tem como ser profundo e inteligente em textos para crianças. Ela aborda assuntos complexos, como suicídio, paixões, infidelidade conjugal, estupro, morte, etc. Ou seja, é uma autentica artista, que não tem medo de se pronunciar, mesmo para o público infantil.

As vezes  me aborrecia com essa idéia achatada de que temos que ocultar tudo das crianças, só mostrando a elas o ladinho cor de rosa da vida. Não dá pra ser assim, a criança tem que ser confrontada com a vida. Claro que tudo deve ser colocado com sensibilidade, mas deve ser dito.

O livro que estou lendo da Lygia, é "Os colegas". Nele, existe uma clara crítica a ditatura militar que estava rolando na época. Existe muito humor e lirismo, e também vários conflitos psicológicos que pegam de cheio até o leitor mais maduro.

2 comentários:

Lídia disse...

Será q perdi alguma capítulo? Será q vai ser pai??? ;-)

BICICLETANDO disse...

Sim, pai de livros infantis, pois estou escrevendo rs. Por isso a pesquisa. Mas o que eu digo é que a Lygia fala a todos, e não somente a crianças. No livro que mencionei estar lendo, parei em uma parte que achei muito interessante. A noite começa a assustar o personagem, dizendo que aquele é seu fim, e que ele não iria escapar dela. Sozinho, o personagem fica acuado, olhando o breu. Mas em dado momento um relâmpago ilumina "a cara da noite" e ele então olha para dentro dela e percebe que ela não é tão feia assim, e ao contrário do que ela diz, o mundo não vai acabar no dia seguinte.

Claro que estou pincelando superficialmete, mas a forma como tudo isso está escrito é de uma beleza...