sexta-feira, 27 de maio de 2011

HISTÓRIA QUE OUVI SOBRE GOIÁS

Quando estava na Igreja do Rosário, que no passado era chamada Igraja dos Pretos, ouvi uma história que me deixou fascinado. Perguntei para o zelador sobre a história da igreja, e dentre as histórias, vou pinçar esta:

No passado, época do Brasil colônia, existia na cidade de Goiás uma forte divisão social. os pretos escravos tinham uma igreja própria, a Igreja do Rosário, enquanto a elite branca cultuava na igreja de Santana. Os grupos não se misturavam muito, mas havia um dia no ano, em que a coisa mudava de figura.
Nesse dia especial, uma negra era eleita entre as demais. Ela era vestida com vestidos finos, como se fosse uma rainha, e tinha todo seu corpo besuntado de uma substancia fiscosa. A rainha negra saia pelas ruas da cidade, e enquanto caminhava, a multidão em volta lançava sobre seu corpo objetos feitos de ouro, que ficavam grudados devido ao óleo. Seu corpo resplandecia ao sol, e assim ela caminhava altiva nas ruas de pedra daquela Vila Boa que emanava ouro. depois de desfilar pelas ruas, a rainha negra retornava para o interior da igreja do Rosário e se colocava sobre uma bacia. seu corpo era despido e lavado, o ouro escorria com a água para dentro da bacia, e depois era usado em benefício da igreja do Rosário.

Nenhum comentário: